RETROSPECTIVA DA CIDADE DE MOCOCA-SP
RETROSPECTIVA DA CIDADE DE MOCOCA-SP
"Olhem para essas mocoquinhas".
Essa foi a frase dita pelo Capitão-mór Custódio José Dias em meados do ano de 1844 para se referir às pequenas casas do povoado de São Sebastião da Boa Vista, que posteriormente se tornaria a cidade de Mococa. Dias usou "mocoquinhas" para se referir ao local, uma vez que Mococa, em tupi guarani, tem significado semelhante à "casa de pequeno esteio", "casa pequena".
Cabe lembrar que o nome "São Sebastião" se deu devido ao padroeiro do lugar, São Sebastião (conhecido como protetor do combate às guerras, fome e epidemias). O santo continua sendo celebrado pela cidade de Mococa e seu dia é comemorado em 20 de janeiro, feriado municipal. Além do povo mocoquense, São Sebastião também é padroeiro de cidades como Ribeirão Preto e Rio de Janeiro.
O ano de fundação de Mococa é considerado 1856, entretanto, apenas 17 anos depois, em 1873, que o território é emancipado. De 1857 a 1870, Mococa era uma freguesia, de 1871 a 1874 foi considerada uma vila, até que em meados do ano de 1875 se tornou cidade.
Com relação aos fundadores de Mococa, vale citar Diogo Garcia da Cruz, José Christóvão de Lima, José Pereira dos Santos, Venerando Ribeiro da Silva e Gabriel Garcia de Figueiredo, o Barão de Monte Santo. Nomes dos quais ficaram conhecidos por serem pioneiros no desbravamento do território.